Austrália proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Rafael Gasparotto - repórter da Rádio Nacional

Edição: Sheily Noleto / Fran de Paula

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Austrália se tornou o primeiro país a proibir rede social para menores de 16 anos, com bloqueio do acesso a plataformas como TikTok, YouTube, Instagram e Facebook.

Dez das maiores plataformas foram obrigadas a bloquear o acesso de crianças a partir da meia-noite desta quarta-feira, dez horas da manhã da terça-feira em Brasília. Quem descumprir a medida terá que pagar multas que chegam a 49,5 milhões de dólares australianos, cerca de R$ 179 milhões.

A nova lei atraiu críticas de grandes empresas de tecnologia e de defensores da liberdade de expressão, mas foi bem recebida por pais e defensores de crianças.

A proibição é observada com atenção por outros países que planejam a adoção de medidas semelhantes com base na idade, devido a preocupações crescentes sobre o impacto das mídias sociais na saúde e na segurança das crianças.

A nova legislação também inicia um experimento que será estudado em todo o mundo por parlamentares frustrados com a lentidão do setor de tecnologia para implementar medidas de redução de danos pelo uso excessivo de telas pelo público menor de 16 anos.

*Com informações da Agência Reuters