| Aumentam os pedidos de seguro-desemprego em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
No período de abril a junho, 42 mil mato-grossenses tiveram seus pedidos de seguro-desemprego aceitos pelo Ministério da Economia.
O número é maior que o registrado em 2019, que totalizou 36 mil e 500. Os dados são um termômetro para medir, mesmo que parcialmente, os impactos da pandemia no mercado de trabalho.
Até agora, o maior número de concessões foi registrado em maio, com um total de 16 mil e 700 liberações de seguro e aumento de 29,4% perante o ano anterior.
Mas junho não ficou muito atrás e registrou crescimento de 18,2%, com 12 mil 400 concessões.
De acordo com o Ministério da Economia, todos os setores registraram demissões, sendo comércio e serviços os que apresentaram maior volume de entrada no benefício, com sete mil e 400 solicitações.
Segundo o presidente Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Jonas Alves, o aumento drástico no desemprego é reflexo da crise econômica desencadeada pela pandemia.
O pedido de seguro-desemprego leva de 30 a 60 dias para ser liberado pelo governo, de acordo com o Ministério da Economia. No entanto, para ter direito ao benefício, o trabalhador deve atender a requisitos da legislação trabalhista.
O benefício tem a finalidade de garantir a subsistência temporária do trabalhador dispensado involuntariamente, ou seja, demitido sem justa causa.
Podem fazer o pedido aqueles que não possuem outra fonte de renda própria ou que receba benefício de prestação continuada, o BPC.
Como os atendimentos presenciais estão suspensos, o trabalhador pode tirar dúvidas pelo canal de teleatendimento do Ministério da Economia, ligando 1-5-8.