Aumenta o número de motoristas bêbados presos nas operações lei seca em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Mais de três mil e 300 motoristas foram presos por embriaguez ao volante em Mato Grosso entre janeiro e novembro deste ano, durante as operações Lei Seca.

Esse número representa um aumento de 18% em relação a 2023, quando foram detidos cerca de dois mil e 800 condutores.

De acordo com dados do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em 2024 foram realizadas 391 operações da Lei Seca em nove municípios que aderiram à campanha de conscientização de trânsito, um aumento de 12% em comparação com as 348 operações realizadas no ano anterior. 

O aumento no número de operações também impactou no número de testes de alcoolemia aplicados, quase 61 mil exames.

Em 2023, esse número foi de pouco mais de 40 mil testes.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada, tenente-coronel PM Monalisa Furlan Toledo, atribui o aumento das prisões ao incremento nas operações e no número de testes realizados. 

Este ano, o número de veículos removidos por irregularidades, durante as operações, cresceu 30%, totalizando mais de 16 mil apreensões, em comparação com os quase 13 mil em 2023. 

Além disso, seis mil e 800 motoristas foram multados por dirigirem sob efeito de álcool.

O número é 21% maior do que as autuações aplicadas no ano anterior.

Outro dado relevante foi o crescimento de 31% no número de recusas ao teste do bafômetro. Cerca de dois mil e 500 condutores se recusaram a realizar o exame.

As ações da Operação Lei Seca foram realizadas em municípios como Várzea Grande, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso, Alta Floresta, Barra do Garças, Nova Mutum e Cuiabá, onde aconteceram 110 operações da Lei Seca até agora.