Audiência pública aponta necessidade de mais investimentos para combater incêndios no Pantanal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: ANGELO VARELA / ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, promoveu uma audiência pública para discutir os impactos causados pelos incêndios ocorridos no Pantanal Mato-Grossense e pela estiagem recorde registrada este ano, bem como as ações que estão sendo colocadas em prática e as medidas necessárias para os próximos anos, com foco na prevenção e combate.

A audiência foi realizada em parceria entre a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Comissão de Meio Ambiente e a Sub-Comissão do Pantanal, ambas do Senado Federal.

O debate foi conduzido pela presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, senadora Leila Barros, e contou com a participação da bancada federal e estadual mato-grossense além de representantes do Ibama, da Sema, Defesa Civil, Tribunal de Contas, ICMBio, Ministério Público e pantaneiros.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Coronel Flávio Gledson Bezerra, de 1º de julho a 30 de outubro deste ano foram registrados 3 mil 684 eventos de fogo. Em relação a focos de calor, foram documentados 40 mil 873 no período, sendo que mais da metade ocorreram em áreas improdutivas.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, deputado Carlos Avallone, chamou a atenção para os dados apresentados pelo Corpo de Bombeiros e ressaltou a importância da ocupação do Pantanal.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, apresentou os trabalhos realizados pelo Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais de Mato Grosso.