Assembleia Legislativa mantém veto do governador e enterra aumento salarial dos servidores do judiciário

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso decidiu, nesta quarta-feira, manter o veto integral do governador Mauro Mendes ao Projeto de Lei que autorizava um reajuste salarial de 6,8% para os servidores do Tribunal de Justiça.

A votação secreta terminou com 12 votos pela manutenção e 10 pela derrubada, barrando definitivamente o aumento aprovado pelos deputados no dia 19 de novembro.

A votação secreta acabou favorecendo a posição do governador Mauro Mendes que era radicalmente contra o aumento para os servidores do judiciário.

Com isso, deputados da base governista decidiram acompanhar a orientação do Executivo e optaram pelo arquivamento da medida.

Para o veto ser derrubado, eram necessários, pelo menos, 13 votos, ou seja, maioria simples. 

Ao vetar a matéria, o governador argumentou que a medida violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de provocar demandas semelhantes de outras categorias, com impacto estimado de até um bilhão e 600 milhões de reais por ano.

O parecer da Comissão de Constituição e Justiça, apresentado por Eduardo Botelho, recomendava a derrubada do veto, mas não foi suficiente para reverter a decisão política da maioria.

Com isso, o reajuste salarial ao Judiciário fica definitivamente descartado.