Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar que vai defender os direitos dos servidores públicos.mp3 |
A Assembleia Legislativa instalou, esta semana, a Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos.
De acordo com o coordenador geral da Frente, deputado João Batista, do PROS, o número de servidores em todos os Poderes é de cerca de 135 mil.
A Frente Parlamentar tem um prazo de dois anos para concluir os trabalhos, que podem ser renovados por igual período.
No final, será elaborado um relatório das atividades e apresentado ao presidente do Parlamento estadual. Batista disse que a Frente tem a função de interagir com os servidores de todos os Poderes estaduais.
Entre os objetivos para a criação da Frente está a discussão com os servidores públicos sobre as diretrizes do plano de cargos e carreiras e salários de cada categoria, inclusive as matérias orçamentárias em tramitação na Assembleia Legislativa.
Outra pauta agendada para a discussão é a de planejar as reivindicações do funcionalismo, em conjunto com o Fórum Sindical.
O Deputado disse ainda que a Frente Parlamentar vai convidar para conversar os setores que acusam o Estado de ter excesso de funcionários públicos.
“Hoje, por exemplo, há um déficit na Polícia Militar de três mil policiais, e na educação quase 50% dos professores têm contrato temporário”, disse o parlamentar.
Além do deputado João Batista que será o coordenador-geral, a Frente Parlamentar conta ainda com a participação dos deputados Elizeu Nascimento, da Democracia Cristã, Delegado Claudinei, do PSL, Valdir Barranco e Lúdio Cabral, ambos do PT, Janaina Riva, do MDB e Max Russi, do PSB.