Assembleia Legislativa cria comissão para investigar obras públicas paralisadas em Mato Grosso.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Em Mato Grosso, de acordo com dados do Sistema Geo Obras do Tribunal de Constas do Estado são mais de 400 obras públicas, algumas em andamento e outras paralisadas por diversos motivos.
O sistema de dados criado pelo TCE há 11 anos fornece informações sobre todas as obras e serviços de engenharia do estado.
Para acompanhar de perto e saber porque as obras públicas estão paralisadas, a Assembleia Legislativa criou uma Comissão Especial para fazer um diagnóstico das obras que foram iniciadas em Mato Grosso e ainda não estão concluídas.
Os deputados têm o prazo de 180 dias, contados a partir da data de sua instalação, para realizarem os trabalhos.
Na avaliação da presidente em exercício, deputada Janaina Riva, do MDB, o governo do estado precisa dar prioridade às obras que ainda não foram executadas em detrimento a novos convênios e empenhos.
“A preocupação é não perder recursos financeiros das edificações que já começaram ou que já tenham os recursos aportados”, explicou Janaina Riva.
De acordo com a parlamentar, a Comissão Especial tem o compromisso de apurar quantas obras existem paralisadas em Mato Grosso.
“Vamos fazer um diagnóstico dos problemas de cada uma delas. Existem no estado, por exemplo, muitas obras paradas do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que são financiadas com recursos do governo federal e do governo estadual”, explicou a presidente.
Janaina Riva disse ainda que muitas obras executadas com aporte financeiro do governo estadual, estão paralisadas. "O Estado não dá sequência porque não tem suporte financeiro do governo federal, e quando existe, a contrapartida é mínima”.
A criação da Comissão Especial foi proposta pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, do PSB.