| Assembleia Legislativa aprova retorno da torcida aos estádios e prorroga auxílio Ser Família.mp3 |
Foto da manchete: Angelo Varela | ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Em três sessões legislativas nesta segunda-feira, os deputados estaduais de Mato Grosso limparam a pauta de votações na Assembleia Legislativa.
Entre os projetos aprovados, está o que estabelece o retorno parcial da torcida aos estádios em Mato Grosso.
De autoria do primeiro secretário Eduardo Botelho, do DEM, a proposta também é assinada pelo presidente do legislativo, Max Russi, do PSB, e prevê a liberação de 35% da capacidade de ocupação do espaço esportivo.
Botelho explica que só será liberada a entrada de torcedores já vacinados e com exame de Covid-19 realizado até 48 horas antes do início das partidas. A medida deve beneficiar o Cuiabá, que está na Série A do Brasileirão.
Mesmo que aprovada e sancionada pelo governador Mauro Mendes, a lei pode acabar não sendo seguida nas partidas do time do Cuiabá, já que a liberação das torcidas passa pela avaliação da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, responsável pelo campeonato.
A Assembleia Legislativa aprovou, ainda, o projeto de lei que prorroga o pagamento do auxílio Ser Família Emergencial, criado em março deste ano.
As parcelas do auxílio continuam sendo de 150 reais em agosto e setembro.
A partir de outubro e até dezembro de 2022, o benefício será bimestral, no valor de 200 reais.
Os deputados estaduais aprovaram a continuidade do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, com algumas alterações dos valores e setores que contribuem com os recursos.
Agora, o Fundo terá a destinação de 80% para a Saúde do Estado, e 20% para o Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso.
A Assembleia Legislativa aprovou também os projetos que criam o Programa Alfabetiza MT, o Prêmio Educa MT e a Inclusão Digital, em regime de colaboração com os municípios mato-grossenses.
O governo quer instituir o Prêmio Educa MT para estimular as boas práticas educacionais e identificar medidas inovadoras.