| Apenas oito cidades mato-grossenses têm unidades especializadas de.mp3 |
Foto da manchete: Polícia Civil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Uma lei sancionada recentemente, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, prevê a criação e o funcionamento ininterrupto de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, ou seja, 24 horas e todos os dias, independente de finais de semana e feriados.
De acordo com a nova lei, o atendimento às mulheres deve ser realizado em sala reservada e, preferencialmente, por policiais do sexo feminino.
Além disso, a legislação estabelece que o município que não tiver uma unidade especializada, deve garantir que a delegacia existente priorize o atendimento da mulher vítima de violência por uma agente feminina especializada.
Em Mato Grosso, cerca de 94% dos municípios não têm Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher.
De acordo com a Polícia Civil, o Estado possui apenas oito unidades de atendimento especializado e nenhuma realiza atendimento 24 horas.
Em Cuiabá há o Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, mas não é considerada uma delegacia, pois não conduz inquéritos, apenas realiza o atendimento emergencial, com acolhimento e encaminhamentos necessários.
As delegacias especializadas estão em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra e Primavera do Leste.
De 141 municípios mato-grossenses, de acordo com a Polícia Civil, apenas algumas delegacias do interior possuem Núcleos de Atendimento à Mulher, ou seja, estrutura com equipes femininas e ambiente exclusivo.
Elas estão localizadas em Barra do Bugres, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Água Boa.