Apagão afetou 33 cidades de Mato Grosso após incêndio em subestação no Paraná

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução/Internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Mato Grosso foi um dos estados afetados por uma falha no Sistema Interligado Nacional, que provocou um apagão na madrugada desta terça-feira.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o problema foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, interrompendo parte da transmissão de energia em todo o país.

Em Mato Grosso, ao menos 33 cidades foram atingidas, deixando cerca de 300 mil consumidores sem energia elétrica.

De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento, a instabilidade começou por volta da meia noite e meia, e foi totalmente normalizada perto das duas horas da madrugada.

De acordo com a empresa, por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, foi necessário interromper temporariamente o fornecimento para garantir a segurança da rede.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o apagão não foi por “falta de energia” e sim uma “falha elétrica”, um problema na infraestrutura.

Silveira reforçou que foi um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema.

Em Cuiabá, bairros como Santa Rosa, Verdão, Santa Isabel, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Itália, entre outros, foram atingidos pelo apagão.

Entre as cidades afetadas no interior do Estado estão Cáceres, Campo Verde, Confresa, Juara, Mirassol D’Oeste, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso e Vila Rica.