Anvisa proíbe venda sem receita de vermífugo por suposto uso contra Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Lucas Pordeus León - Radioagência Nacional 

O medicamento contra vermes usado até em crianças Nitazoxanida, mais conhecido como Anitta, virou remédio controlado por determinação da Anvisa.

 

Agora, os pacientes só poderão comprar com receita especial de duas vias, deixando uma das vias na farmácia.

 

A alteração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ocorreu após portais de notícias afirmarem que este seria o remédio que está em fase de testes clínicos em seres humanos infectados pela Covid-19. Um portal de notícia, inclusive, afirma que teve acesso ao projeto da pesquisa.  

 

Nesta semana, o Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou o início de testes em 500 pacientes internados com o novo coronavírus, mas o resultado só sai dentro de um mês.

 

Segundo a pasta, o medicamento teria mostrado uma boa eficiência ao inibir a replicação viral em células in vitro.

 

Porém, não foi revelado o nome do medicamento por questão de segurança, para não gerar uma corrida às farmácias antes da comprovação científica da eficácia no combate a Covid-19.

 

A empresa que produz o remédio que virou controlado afirma, em nota, que também está testando uma nova fórmula em pacientes com coronavírus, mas não confirma que se trata do vermífugo Anitta.

 

Procurado pela reportagem, o Ministério de Ciência e Tecnologia informou, por meio da assessoria, que esta é uma suposição de parte da imprensa e que não divulga o nome da substância.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.