ANM pede atenção em barragens de Mato Grosso em situação de emergência

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Vinícius Antônio – Voz:  Elaine Coimbra

Texto do áudio:

Dados da Agência Nacional de Mineração apontam que Mato Grosso ocupa a segunda colocação no ranking dos estados com maior número de barragens de mineração em situação de alerta ou emergência.

São 12 estruturas que apresentam pelo menos uma anomalia que afeta sua segurança ou estabilidade.

O número deixa o estado atrás apenas de Minas Gerais, que tem 56 barragens nesta situação.

Conforme a AMN, Poconé é o município mato-grossense que concentra o maior número de barragens em situação de emergência, com seis estruturas classificadas em Nível 1.

A cidade tem a extração de ouro como uma de suas principais atividades econômicas, mas também realiza de forma significativa atividades de extração de calcário, muito utilizado na construção civil, pedras preciosas e minerais como o feldspato e a apatita.

Em segundo lugar aparecem os municípios de Pontes e Lacerda e Nossa Senhora do Livramento, com três barragens em situação de emergência cada um.

Todas também estão classificadas como Nível 1, de acordo com as vistorias da AMN.

Em Pontes e Lacerda, a principal atividade de mineração é a extração de ouro. Além do ouro, também são explorados outros minérios na região, como o manganês, o ferro e o calcário.

Já em Nossa Senhora do Livramento, a mineração é focada principalmente na extração de calcário.

De acordo com a AMN, o Nível 1 de emergência é o primeiro estágio de um Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Esse nível é acionado quando há uma anomalia ou evento inesperado que pode afetar a segurança da barragem, mas que não representa risco iminente de rompimento.

Na prática, isso significa que uma barragem em nível 1 de emergência pode ter apresentado alguma anomalia, como uma trinca ou deformação, ou ter sofrido algum tipo de incidente, como uma pequena erosão. Essa anomalia ou incidente é suficiente para acionar o nível 1 do PAEBM, que é uma medida preventiva para evitar que a situação se agrave e que a barragem possa apresentar risco de ruptura.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.