Ampa doa mil kits de testes PCR do Covid-19 para o Lacen

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Gustavo Santos

O Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso, recebeu mil kits de testes PCR do Covid-19.

A doação foi feita pela Ampa, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão.

“A colaboração veio num momento muito especial, em que houve um aumento significativo da demanda de amostras. No começo da pandemia recebíamos cerca de 60 amostras e agora são mais de mil amostras por dia”, explicou a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira. 

O teste PCR, também conhecido como teste padrão ouro, identifica a presença do vírus no organismo, e por isso mesmo é mais preciso. É diferente dos testes de sorologia, que podem dar falso negativo ou falso positivo, pois avaliam a presença de anticorpos e não do vírus propriamente.

A diretora explicou que além dos kits, a AMPA emprestou um RT PCR, que faz o exame em poucos minutos, uma vez que os equipamentos do Lacen apresentaram problemas e ocasionou a paralisação dos exames.

A associação de produtores emprestou ainda um equipamento utilizado nos laboratórios do Instituto Mato-grossense do Algodão, em Rondonópolis.

Além da doação dos kits e empréstimos de equipamentos, o Governo de Mato Grosso e os municípios receberam mais de um milhão de reais em valores, de itens doados pelo setor algodoeiro.

São máscaras para pessoal de apoio, óculos e roupas de proteção de pessoal de apoio, óculos e roupas de proteção de uso médico.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.