AMM realiza encontro para debater medidas para acabar com os “lixões” em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução – Arquivo Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Diariamente são produzidas em Mato Grosso cerca de duas mil e 800 toneladas de resíduos domiciliares, dos quais 80% são destinados aos lixões e 20% a aterros sanitários.

Para orientar os prefeitos sobre a gestão eficiente e sustentável dos resíduos sólidos com base nas normas estabelecidas pela Lei que instituiu o Marco Legal do Saneamento, a AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, realizou, nesta quinta-feira, uma reunião ampliada com a participação de prefeitos, técnicos de prefeituras, representantes dos governos federal e estadual. 

O principal objetivo da legislação é possibilitar a universalização dos serviços de saneamento básico.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que os prefeitos de Mato Grosso estão comprometidos em resolver os problemas de saneamento, que envolvem água, esgoto e resíduos sólidos nos municípios.

“Os prefeitos têm grande preocupação com a existência dos lixões e em saber que parte da população não dispõe de sistema de esgoto e de água tratada”, destacou Fraga.

Neurilan disse ainda que a participação dos consórcios será importante para viabilizar a regionalização dos serviços de resíduos sólidos, que é um dos pilares do saneamento básico, assegurando ganho de escala e agilidade.

“Vamos trabalhar de forma efetiva com três consórcios para que, no menor tempo possível, possamos avançar nas várias etapas necessárias para eliminar os lixões nos municípios que integram esses consórcios, por meio de parceria com os governos federal e estadual”, explicou o presidente da AMM.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a maior tragédia ambiental do nosso país é o fato de que estamos com quase 100 milhões de brasileiros sem tratamento de esgoto e quase 30 milhões sem água de qualidade em suas torneiras. Marinho lembrou ainda que são quase três mil lixões espalhados por todo território brasileiro. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.