AMM busca parcerias em Brasília para resolver problemas de saneamento básico nos municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Vicente de Souza | AMM

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O presidente da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, prefeitos de diversas regiões do estado e presidentes de Consórcios de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Mato Grosso se reuniram com o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Erick Moura, nesta quarta-feira, em Brasília.

Durante a reunião, foi solicitado ao secretário para que ele faça um intercâmbio entre os Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Regional e a Funasa, Fundação Nacional de Saúde, para que, conjuntamente, possam atender os municípios de Mato Grosso.

A meta é mobilizar os órgãos do governo federal para ajudar na alocação de recursos para resolver o problema do saneamento básico.

“Contamos também com a participação da bancada federal de Mato Grosso para que gestores sejam atendidos e possam cumprir com as metas estabelecidas pela legislação”, reforçou Fraga.

O presidente da AMM explicou que poucos municípios de Mato Grosso têm aterros sanitários e que os de Juína e Colíder precisam ser ampliados.

O objetivo do encontro também foi buscar apoio para a gestão dos resíduos sólidos, com a liberação de recursos para a compra de caminhões para a coleta de lixo, financiamentos para os galpões, instalação de esteiras para a separação do lixo e outras ações.

Ele ressaltou que os municípios estão trabalhando por meio dos consórcios para garantir a estrutura necessária para as ações de saneamento.

“Com a estrutura, o objetivo é diminuir o volume de lixo que vai para os aterros e também diminuir o valor da cobrança referente à coleta de lixo a ser cobrada da população”, destacou Neurilan Fraga.

A reunião integrou uma extensa agenda em Brasília esta semana para discutir a pauta municipalista e encaminhar demandas dos municípios.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.