| 04 ALMT aprova requerimento de Lúdio que pede informações sobre segurança no Parque Novo Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Cami Barros
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
A Assembleia Legislativa aprovou um requerimento de informações do deputado Lúdio Cabral, do PT, sobre os eventos realizados no Parque Novo Mato Grosso, espaço em Cuiabá que ainda está sendo construído pelo Governo do Estado.
Lúdio pontuou que é preciso garantir a segurança da população, considerando acidentes ocorridos em eventos recentes no local.
O requerimento foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros Militar, à Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Casa Civil, e ainda como indicação à Prefeitura de Cuiabá.
O pedido de informações e documentos foi aprovado pelos deputados estaduais na sessão da última semana.
Lúdio explicou que solicitou todos os processos de aprovação e licenciamento relacionados aos eventos realizados no Parque Novo Mato Grosso, porque é preciso dar transparência sobre como têm sido liberados esses eventos em um espaço público ainda em obras.
O parlamentar lembrou que houve acidentes graves que colocaram em risco a vida da população, inclusive com pessoas feridas, e o Governo de Mato Grosso precisa garantir segurança a todos que frequentem o futuro parque.
Foram solicitados ao Corpo de Bombeiros cópias de certificados e alvarás de aprovação emitidos pela corporação, além de relatórios de vistoria nas estruturas no parque, incluindo a vistoria da arquibancada onde cobertura caiu em 13 de novembro, no evento da Stock Car, e das estruturas infláveis da terceira Corrida da Educação, quando uma ventania deixou feridos no parque.
A Defesa Civil precisará informar à Assembleia Legislativa os registros de monitoramento meteorológico, boletins e avisos emitidos nas datas dos eventos, além dos critérios para classificação de risco.
À Prefeitura de Cuiabá, o deputado também enviou ofício solicitando informações sobre os processos de aprovação dos eventos e estruturas montados no Parque Novo Mato Grosso, além de alvará para eventos temporários, relatórios de fiscalização da vigilância sanitária municipal e fiscalização de equipamentos recreativos instalados em áreas públicas.