04 ALIMENTAR. Projeto idealizado pelo MAPA beneficia mais de 350 famílias na Baixada Cuiabana.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria MAPA
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com a Amais, Associação Mato-grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar, o projeto Alimentar contempla a implantação de hortas solidárias em áreas urbanas visando a produção de alimentos saudáveis, incentivo à sustentabilidade, capacitação e oportunidade de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.
No último sábado, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou uma visita técnica à horta solidária do projeto Alimentar que fica em uma área de aproximadamente dois hectares e meio na Avenida da FEB, em Várzea Grande.
No local, a iniciativa conta com apoio do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, e da superintendência da Polícia Rodoviária Federal no estado de Mato Grosso que cederam o terreno.
Também são apoiadores do projeto instituições como a Energisa, que destina material orgânico utilizado na cobertura de solo, dando destino correto à poda de árvores em Cuiabá; o frigorífico Marfrig, que doa material orgânico dos currais para utilização como adubo, e outros.
Na ocasião, Carlos Fávaro explicou que o Governo Federal vem incentivando a implementação de hortas urbanas em todo o país levando tecnologia, trabalho, oportunidades e combatendo a fome, e reforçou que a ideia é ampliar o projeto para muito mais lugares.
Ainda em fase inicial, o projeto já conta com 350 famílias cadastradas recebendo esses alimentos e também cinco entidades com a Apae, escolas, creches e outras instituições de caridade que desenvolvem atividades como distribuição de sopão e alimentos em apoio às famílias vulneráveis.
Os alimentos são distribuídos quinzenalmente para as famílias cadastradas, que recebem uma cesta com diferentes tipos de verduras e hortaliças produzidas nas hortas do projeto.
O cadastro é feito com apoio de profissionais de assistência social. As famílias devem estar inscritas no CADÚnico.
Em Mato Grosso, já são três hortas solidárias em funcionamento, nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá e em Nossa Senhora Livramento.