| AL aprova em segunda votação o auxílio emergencial para famílias de baixa renda.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta segunda-feira, os projetos de lei de autoria do Governo de Mato Grosso que definem o pagamento de auxílio financeiro a famílias de baixa renda e a liberação de crédito emergencial para atender a micro e pequenas empresas.
Também foi aprovada em segunda votação a proibição do corte na energia elétrica por três meses.
Na sessão, os deputados estaduais autorizaram também a abertura de 55 milhões de reais em linhas de créditos para o setor de eventos, bares e restaurantes.
Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, do PSB, determinou que o Governo do Estado apresente um relatório mensal sobre o andamento dos empréstimos.
“Esse dinheiro não é para ficar na Desenvolve MT, é para emprestar para os empresários de Mato Grosso. A cada 30 dias a Assembleia vai querer saber quanto desse recurso foi emprestado”, finalizou.
O objetivo dos projetos é diminuir os impactos econômicos causados pela covid-19 e haviam sido aprovadas em primeira votação na última semana.
O auxílio emergencial, no valor de 150 reais vai beneficiar 100 mil famílias de baixa renda e terá duração de três meses, com custo estimado em 55 milhões de reais.
Desse total, 45 milhões serão destinados pelo Governo do Estado e 10 milhões de reais como contribuição da Assembleia Legislativa.
Na sessão, os deputados também aprovaram o projeto de lei de autoria de lideranças partidárias, que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso por um prazo de 90 dias.
Agora os projetos retornam ao Governo do Estado para sanção do governador Mauro Mendes.