| Agricultura Familiar vai receber 15 mil doses de sêmen bovino do MT Produtivo Leite.mp3 |
Vinícius Antônio
O Programa MT Produtivo Leite, desenvolvido pela SEAF, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, distribuiu na primeira etapa sete mil e quinhentas doses de sêmen bovino com a meta de promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro.
A inseminação artificial é uma das tecnologias definidas pelo Governo do Estado para mudar os rumos da produção de leite em Mato Grosso.
A estratégia é estimular a substituição gradativa dos animais, em sua maioria, de baixo potencial genético e pouca produtividade, por matrizes de alta performance produtiva.
Para o fomento à inseminação artificial foram investidos pela SEAF 736 mil 340 reais na aquisição de 15 mil doses de sêmen, entre sexado e convencional, das raças Gir Leiteiro, Jersey, Girolando ¾, Girolando 5/8 e Holândes.
O diferencial do programa é garantir que os produtores tenham acesso a animais geneticamente superiores, e assegurar que as matrizes se tornem a base para a formação de novos rebanhos com maior potencial produtivo.
Nesta etapa foram contemplados 22 municípios.
Com a mudança no cenário das propriedades rurais, trazido pela melhoria na qualidade genética e acompanhamento da assistência técnica é possível estimar o aumento da produtividade por animal, saindo dos atuais 3,77 litros dia, para algo em torno de 10 litros.
O programa também envolve uma série de serviços e produtos que têm o objetivo de otimizar o trabalho já desenvolvido dentro das propriedades, como a oferta continuada de assistência técnica, a distribuição de 200 resfriadores de mil litros, a contratação de 30 mil toneladas de calcário para correção das pastagens e a implantação das Unidades de Referência Tecnológica que terão o papel de vitrine para a demonstração das boas práticas nas propriedades.
O programa tem o acompanhamento técnico da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, que atua na orientação sobre o manejo sanitário, nutricional e zootécnico do rebanho, seleção das matrizes, entre outras ações desenvolvidas na propriedade.