| Agricultores familiares recebem primeira parcela do Programa Fomento Produtivo.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A primeira parcela do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais do Governo Federal, vai ser pago a Agricultores familiares de oito municípios de Mato Grosso nesta segunda-feira.
Em torno de 56 famílias de agricultores vão receber a parcela de mil e 400 reais.
O recurso é destinado às famílias em situação de pobreza pertencentes às comunidades tradicionais e povos indígenas que exerçam as atividades de silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
Cada família vai receber o valor total de dois mil e 400 reais e precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A extensionista social da Empaer, Denise Gutterres, disse que com objetivo de beneficiar mil agricultores familiares de 26 municípios, o Governo de Mato Grosso firmou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal para o repasse de dois milhões e 400 mil reais, que vão ser utilizados no fomento às propriedades rurais do Estado.
As famílias cadastradas também vão receber assistência técnica por dois anos.
O recurso visa estimular a agricultura sustentável, contribuir para o incremento da renda dos beneficiários, a partir da geração de excedentes nas atividades produtivas, promover a segurança alimentar e outros.
Segundo Denise, foi feito um levantamento das propriedades, verificando o potencial e a vocação dos agricultores.
Em seguida, foi feito o diagnóstico socioeconômico que permite avaliar as características das comunidades, habilidades e vantagens e identificar fatores limitantes que impeçam o seu desenvolvimento.
Denise enfatizou que após o diagnóstico feito na propriedade e definido o processo produtivo é que o agricultor poderá acessar o benefício.