Acordo garante abate de gado de Mato Grosso em Rondônia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Gustavo Santos

Os pecuaristas dos municípios de Aripuanã, Colniza e Rondolândia tem percentual de 50% de crédito outorgado nas operações próprias de saída interestadual de gado em pé, no Proder, Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso. 

Uma resolução do Condeprodemat, Conselho de Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso, normatizando o benefício foi publicada no Diário Oficial do Estado na última semana.

Com isso, a região que tem uma produção expressiva na pecuária, com cerca de 390 mil cabeças de gado, continua sendo competitiva ao realizar o abate dos animais no estado de Rondônia.

“Esta ação aprovada no Condeprodemat é muito importante porque dá competitividade para que os produtores rurais continuem investindo em seus negócios, gerando emprego e renda na região, e tenham rentabilidade”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Antes, os produtores rurais dos três municípios precisavam viajar cerca de 700 quilômetros para abater o gado dentro de Mato Grosso, na cidade de Pontes e Lacerda. Porém, é mais viável que abatam o gado em um município de Rondônia que fica a 60 quilômetros da região.

Para ser competitivo, o Estado de Mato Grosso tinha um convênio com o governo de Rondônia para reduzir a alíquota de ICMS em 50%, que foi finalizado com a reformulação dos benefícios fiscais feita no final de 2019.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.