Acidente com agrotóxico pode ter provocado mortandade de peixes no Rio Paraguai

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Mortandade de peixes no município de Alto Paraguai pode ter ocorrido por causa da queda de um caminhão caçamba carregado com milho e embalagens de agrotóxico no córrego Melgueira, que é um dos afluentes do Rio Paraguai.  

A conclusão inicial é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que investiga a causa da morte de diversos peixes das espécies cachara, lambari e piau, que aconteceu no último domingo.

Segundo a Sema, um veículo de grande porte, carregado com milho e possivelmente defensivos agrícolas, tombou no córrego e teria lançado no rio os produtos que transportava. Profissionais do órgão ambiental encontraram embalagens de agrotóxicos no Córrego Melgueira.

A Sema está checando o lote da mercadoria para saber quem comprou e quem sabe chegar ao responsável pelo acidente.

Por precaução, o abastecimento de água no município de Alto Paraguai continua suspenso. A cidade tem cerca de 10 mil habitantes e 70%  da população é abastecida pelas águas do Rio Paraguai.

Amostras da água coletadas no rio foram encaminhadas para a Fiocruz, no Paraná, e para a Universidade Federal de Mato Grosso, para a elaboração de um laudo conclusivo com o real motivo do dano ambiental.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.