Vitrine tecnológica - Empaer acelera preparativos para participar da feira Norte Show em Sinop.mp3 |
Foto: Divulgação
Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina
A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, vem trabalhando intensamente para garantir sua participação na Norte Show que vai acontecer de 19 a 22 de abril, em Sinop.
A feira tecnológica é referência no mercado agroindustrial da região norte do Estado e pretende estar entre as maiores do segmento no país.
Já na primeira semana do ano, a equipe da Empaer preparou o solo e iniciou o plantio das culturas que serão apresentadas na vitrine tecnológica.
Com uma área de um hectare, o espaço terá variedades do café robusta/conilon, espécie híbrida desenvolvida pela Embrapa, adaptada à região amazônica; seis variedades de mandioca, uma horta hidropônica com diversidade de hortaliças, capineiras como capiaçu e kurumi e frutíferas como pitaia e limão Taiti enxertado, carro chefe do Centro de Pesquisa da Empresa, entre outros.
O zootecnista Breno de Moura Gimenez explica que a parceria da Empaer com a Acrinorte, Associação de Criadores da Região Norte, acontece desde a primeira edição do evento, no ano de 2018.
“O espaço cedido será permanente e referência para qualquer produtor que tiver interesse em buscar informações, sanar qualquer dúvida ou problema que esteja passando. Tudo que for apresentado durante o evento ficará na vitrine tecnológica o ano todo”, explicou Breno.
O engenheiro agrônomo Thiago Tombini destaca ainda que o agricultor terá a oportunidade de conhecer as técnicas de cultivo, manejo, adubação e colheita, em um único lugar.
“É mais um espaço para o produtor familiar buscar informação de como se organizar e fazer a gestão da sua propriedade”, destacou o agrônomo.
A equipe busca uma meta ousada, mas ainda não confirmada, de montar na vitrine durante o evento, dois tanques, sendo um de 10 mil litros e outro de 30 mil litros, com exemplares de pirarucu que é nativo da região.
Será mais uma oportunidade de interação, informação para os produtores de peixe e interessados em investir no segmento. O empenho no momento é buscar parceiros para viabilizar a iniciativa.