Vereadores de Cuiabá aprovam empréstimo de 139 milhões e concessão do estádio Dutrinha

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Luiz Alves

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Câmara de Vereadores da capital aprovou, em regime de urgência, o projeto que autoriza o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do MDB, a contrair um empréstimo de 139 milhões de reais junto ao Banco do Brasil.

Foram 16 votos favoráveis e quatro contra. 

O dinheiro deve ser destinado para as seguintes obras. São 75 milhões de reais para instalação de usinas fotovoltaicas. Outros 50 milhões para as obras da Avenida Contorno Leste.

A prefeitura vai aplicar ainda nove milhões e meio de reais em recapeamento asfáltico. E quatro milhões e meio para a obra do Mercado do Porto.

A votação foi realizada em meio a protestos dos vereadores da oposição, que reclamaram da falta de debate sobre o assunto e da falta de planejamento orçamentário.

Já os apoiadores defendem o empréstimo, afirmando que o dinheiro é necessário para finalizar as obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

Em outra sessão, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou outro Projeto de Lei de autoria do prefeito Emanuel Pinheiro que autoriza a concessão do estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, à iniciativa privada.

A votação aconteceu em regime de urgência e contou com 19 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

O projeto prevê que a concessão terá por objeto a exploração e administração do Estádio, incluindo a manutenção, conservação e gestão dos eventos e atividades realizadas no local.

A concessão terá validade de 20 anos e pode ser prorrogada por igual período.

Construído em 1952, o estádio Eurico Gaspar Dutra é um dos principais e mais emblemáticos templos do futebol mato-grossense.