| 07 Vacinação contra a paralisia infantil segue até 14 de junho em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Começou nesta segunda-feira, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde para serem imunizadas contra a doença.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% de um total de 13 milhões das crianças na faixa etária definida.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil vai até 14 de junho.
A expectativa é reduzir o número de crianças não imunizadas e o risco da volta da doença no Brasil, já que a vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite.
O ministério reforça que a campanha deste ano, em particular, é importante para o enfrentamento à pólio, já que o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite, a gotinha, para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite na forma de injeção.
Com a mudança, o esquema vacinal e a dose de reforço contra a doença, a partir do segundo semestre deste ano, serão feitos exclusivamente com a vacina injetável.
O ministério recomenda que estados e municípios realizem, no dia oito de junho, um sábado, o chamado Dia D da campanha contra a pólio, no intuito de ampliar a divulgação e a mobilização em todo o país.