| Unemat discute viabilidade de ensino pela internet durante pandemia.mp3 |
Vinícius Antônio
A Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, está com as atividades presenciais suspensas desde que o Decreto 432, do Governo do Estado, suspendeu as aulas até o dia 30 de abril.
No decreto o governo sugere que as instituições “analisem a possibilidade técnica, operacional e orçamentária de retomada das aulas por meio de ferramenta que viabilize o ensino a distância”.
Segundo a gestão da Unemat, essa mudança não pode ocorrer de forma imediata, sem avaliar as condições mínimas para garantir a oferta de ensino de qualidade, de maneira ampla e democrática, sem prejudicar os mais de 21 mil acadêmicos matriculados nos 13 câmpus e 32 núcleos pedagógicos e polos de Educação a Distância da instituição.
A possibilidade de utilização de recursos da Educação a Distância (EaD) foi discutida pelos gestores da Unemat dos 13 câmpus, em reunião realizada na última semana, por vídeo conferência.
Embora a Unemat já atue com o Ensino a Distância há mais de duas décadas, os cursos oferecidos nesta modalidade são planejados especificamente para serem executados em plataforma digital.
Não é possível simplesmente transpor para EAD um ensino superior presencial sem a preocupação com a manutenção da qualidade, de um planejamento de toda a rede de oferta de EAD e das condições de operacionalização do sistema.
Outro desafio é a potencial exclusão dos estudantes de cursos presenciais que não conseguirão acompanhar as atividades oferecidas de forma remota. Isso poderá acarretar trancamentos de matrículas, reprovações e abandono de cursos