Tribunal de Justiça realiza mutirão de negociações para ajudar produtores rurais que estão endividados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: 

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso firmou um acordo para ajudar produtores rurais que enfrentam dificuldades financeiras.

A ideia é realizar um mutirão de negociações onde produtores endividados vão poder discutir e renegociar suas dívidas com bancos, fornecedores e tradings de forma mais simples e rápida.

Esse esforço será conduzido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual Empresarial.

Batizado de “Resolve Agro”, o projeto oferece um espaço de diálogo que visa solucionar conflitos financeiros de forma mais eficiente e barata, evitando que esses casos possam passar por longos processos judiciais.

Representantes de várias instituições, como a Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, o Sistema Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, e a OAB Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil, participaram da assinatura do termo de cooperação.

A desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, uma das idealizadoras do projeto, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade dos próprios produtores e credores de terem um espaço adequado para conversas e acordos.

Ela ressaltou que o Centro abre portas para várias possibilidades de solução, sendo uma alternativa mais rápida e segura para resolver a inadimplência no setor agrícola.

O mutirão de conciliação começou na última semana e segue até 29 de novembro, e qualquer juiz do estado pode encaminhar processos ao Centro de Solução de Conflitos.

Além disso, os próprios produtores que estão com dívidas podem buscar o centro para participar das negociações.