Todos municípios aderiram ao Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: João de Melo | Empaer

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

Os 142 municípios mato-grossenses aderiram ao Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, cujo o prazo terminou no dia 31 de dezembro.

O Sistema vai coletar dados e informações sobre agricultura familiar dos municípios mato-grossenses, incluindo números de produção e comercialização.

A secretária de Agricultura, Teté Bezerra, afirmou que essas informações serão importantes para a elaboração do Plano da Agricultura Familiar de cada município.

A secretária destacou ainda que o levantamento vai contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, além de viabilizar um banco de dados que pode facilitar a elaboração de políticas públicas de fortalecimento do setor no Estado.

Depois de coletados, os dados serão organizados e disponibilizados na página institucional da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

O Sistema Integrado da Agricultura Familiar foi implantado para cumprimento da Lei que definiu a redistribuição dos recursos arrecadados com o ICMS, Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.

A lei garante aos municípios o recebimento de 2% do ICMS para investir na agricultura familiar.