Termina nesta sexta-feira a primeira etapa do ciclo de palestras de prevenção à gripe aviária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agencia Brasil 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Técnicos do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, e do Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão percorrendo os principais municípios de Mato Grosso cuja a avicultura comercial é expressiva, para promover palestras de orientação quanto aos cuidados de prevenção e identificação da Influenza aviária.

A ação é preventiva e foi definida neste mês, após a confirmação de quatro casos de gripe aviária na Bolívia, país vizinho ao Estado.

Esta semana, os servidores do Indea e do Mapa passaram por Sorriso, Nova Mutum, Nova Marilândia e o ciclo de palestras termina nesta sexta-feira, em Tangará da Serra.

Esses encontros, realizados em parceria com prefeituras e entidades produtivas da avicultura, têm reunido profissionais como médicos veterinários e técnicos agrícolas, criadores de aves e representantes de frigoríficos e granjas.  

O Indea enfatiza durante as palestras que o controle de acesso a aviários, frigoríficos e demais estabelecimentos da avicultura é fundamental para garantir a segurança sanitária do plantel estadual.

Entre as recomendações repassadas aos participantes das palestras está a higienização das mãos e troca de roupas e sapatos antes de adentrar as granjas, desinfecção de todos os veículos que acessam a propriedade e evitar o contato da granja com outras aves, em especial aves silvestres.

Mato Grosso está entre os dez estados brasileiros que mais exportam carne de frango. A atividade avícola no estado conta com 350 granjas em 28 cidades, e um total de 58 milhões de aves.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.