Termina nesta quinta-feira o prazo para o pagamento da Contribuição Sindical Rural 2025

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Ascom Famato

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, alerta os produtores rurais de todo o estado para o prazo final de pagamento da Contribuição Sindical Rural, ano-base 2025.

O vencimento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, é nesta quinta-feira, 22 de maio.

O boleto é enviado pelos Correios pela CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e pode ser pago em qualquer instituição bancária.

Embora facultativa, a contribuição é uma das principais fontes de financiamento das ações desenvolvidas pelo Sistema Sindical Rural, composto pela CNA, pelas federações estaduais, como a Famato, e pelos sindicatos rurais municipais.

O sistema sindical rural é estruturado de forma piramidal e representa, com legitimidade, os interesses do setor agropecuário brasileiro.

No topo está a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, seguida pelas 27 federações estaduais, como a Famato em Mato Grosso, e mais de dois mil sindicatos rurais espalhados por todo o país.

Na base dessa estrutura estão mais de um milhão e 300 milhões de produtores rurais associados, que dão força e representatividade ao setor.

A distribuição dos recursos arrecadados por meio da contribuição sindical segue uma divisão previamente solicitada: 60% ficam com o Sindicato Rural do município, 15% com a federação estadual, 5% com a CNA, e 20% são destinados ao Ministério do Trabalho, totalizando assim os 100%.

Essa divisão garante que os recursos sejam utilizados em diferentes níveis de atuação, do local ao nacional, fortalecendo a defesa dos interesses dos produtores rurais em todas as esferas.

Para emitir as guias dos anos anteriores, procure o setor de arrecadação da Famato pelo telefone: (65) 3928-4420