04 Tecnologia avalia saúde de bovinos com monitoramento remoto da temperatura.mp3 |
Foto da manchete: Embrapa
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Embrapa Gado de Corte e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolveram uma tecnologia inovadora que permite monitorar a temperatura corporal de bovinos de forma remota. A medição da temperatura corporal é essencial para identificar infecções, inflamações, períodos de cio e situações de estresse no gado.
O sistema utiliza sensores instalados no canal auditivo dos animais, garantindo precisão nos dados e bem-estar no manejo.
Alimentado por energia solar, o sistema dispensa o uso de baterias, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. A escolha do sensor no canal auditivo prioriza boa fixação e conforto para o animal.
O sistema utiliza uma base transceptora que pode estar a até 25 km de distância, conectada à internet, permitindo o envio de dados em tempo real para um servidor. Isso possibilita que o produtor receba alertas sobre febre, estresse térmico e outros problemas.
A ferramenta também se mostra útil na identificação de cio e monitoramento de partos, contribuindo para a eficiência no manejo.
A Embrapa busca parceiros para a fabricação em larga escala do dispositivo, visando facilitar o acesso dos produtores rurais à tecnologia. A expectativa é que a ferramenta contribua para melhorar a rastreabilidade da carne bovina, alinhada às exigências de segurança alimentar e barreiras sanitárias.