TCE/MT estimula municípios a adotarem medidas ambientais para a destinação correta do lixo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, avançou nas medidas ambientais no primeiro semestre deste ano.

Da destinação correta de resíduos sólidos ao combate aos incêndios florestais, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do órgão de controle atuou junto a gestores estaduais e municipais para implementar ações pela sustentabilidade. 

Rumo ao cumprimento do Marco Regulatório do Saneamento Básico, por exemplo, o TCE busca soluções para a substituição dos lixões por aterros sanitários.

Em março, durante reunião liderada pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo anunciaram a realização de estudo para subsidiar a mudança no estado.  

À frente da Comissão, o conselheiro explica que, diante da falta de recursos da maioria das prefeituras, a melhor solução é a construção de aterros regionais.

Segundo o conselheiro-presidente, o levantamento vai definir quais cidades vão receber o aterro. Tudo isso terá a contribuição do governo, que já demonstrou que, em alguns casos, fará a doação de caminhões ou construção de estações de transbordo. 

Logo em seguida, a Comissão de Meio Ambiente discutiu estratégias para a gestão de resíduos sólidos na Região Oeste do estado, junto a representantes do Executivo Estadual, da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, e de 10 municípios que buscam criar um consórcio para que possam cumprir com a legislação.

O prazo para acabar com os lixões em todo o país termina este ano.