| TCE-MT recebe material reciclável para entidades que cuidam de cães e gatos abandonados.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Você sabia que tampinhas de garrafa e frascos de desodorante podem salvar a vida de centenas de cachorros e gatos abandonados pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande?
Isso porque o material reciclável, recolhido pelos projetos Lunnaar e Tampatinhas, é vendido a empresas de reciclagem e a renda é revertida em castrações e atendimentos veterinários aos animais resgatados.
Parceiro de ambas as iniciativas, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, reformou recentemente seu ponto de coleta para as tampinhas no Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, que coordena o recolhimento e entrega às equipes dos projetos sociais.
A coordenadora do Núcleo, Estela Biancardi, explicou que no caso do projeto “tampatinhas”, são recebidas tampas de garrafas de água, refrigerante, suco, leite, pasta de dente, caneta, requeijão e anéis de latas, entre outras.
"A única orientação é de que antes do descarte nos pontos de coleta, as tampinhas sejam lavadas para evitar a proliferação de odores e bactérias. É uma ação simples, que pode ser adotada por qualquer pessoa", destaca a coordenadora.
Já o dinheiro obtido com a venda de frascos vazios de desodorante em aerosol, feitos em alumínio e descartados após o uso, é utilizado principalmente na compra de ração e castrações pelo projeto Lunnaar.
A associação atende, atualmente, mais de 100 animais que foram retirados de situações de abandono e maus-tratos.
O ponto de coleta instalado no TCE também recebe medicamentos vencidos e pilhas e baterias. Nestes casos, os itens recebem a destinação adequada, evitando a contaminação do meio ambiente.