TCE-MT e Aprosoja debatem impactos das moratórias da soja e carne na economia do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, e a Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho, realizam, nesta terça-feira, o Seminário “O Impacto das Moratórias da Soja e da Carne nas Desigualdades Regionais”.

Voltado a representantes de prefeituras, câmaras de vereadores e do setor agrícola, o seminário vai abordar a complexidade destes acordos e seus impactos para o estado.

Recentemente, 127 câmaras municipais assinaram um pedido para que o TCE entrasse no debate.

De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, o equilíbrio da economia de Mato Grosso passa pelas moratórias, porque tanto a da soja quanto a da carne comprometem o crescimento do estado.

Já o presidente da Aprosoja, Lucas Costa Beber, lembrou que a moratória traz muita injustiça social, prejudicando municípios que têm vocação para produzir e exportar.

Beber disse ainda que nunca tantos atores se envolveram no assunto. Na avaliação dele, o dia 28 de maio entrará para história como a data em que essa injustiça foi desfeita.

O presidente da Aprosoja destacou ainda que o debate é de fundamental importância, que também pode trazer para a superfície a questão dos incentivos fiscais.

Sérgio Ricardo ressaltou que o Tribunal de Contas defende o crescimento de todos os municípios de forma igualitária, por isso entrou na discussão do assunto que trata da economia do estado.

O encontro começa às duas horas da tarde desta terça-feira, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.