| Suicídios aumentaram 22% em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
No ano passado, 254 tiraram a própria vida em Mato Grosso. Isso significa um aumento de 22% se comparado ao mesmo período de 2018, quando foram registrados 207 suicídios.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, em Cuiabá houve um aumento de 108% nos casos de suicídio. Em 2018 foram notificados 24 casos, enquanto em 2019 o número pulou para 50.
Em Várzea Grande, o aumento também foi expressivo. Em 2018 foram 14 pessoas que tiraram a própria vida. Em 2019, a Secretaria de Segurança Pública registrou 23. Ou seja, um aumento de 64%.
Não há estatísticas sobre pensamento suicida, ele é muito mais frequente do que se imagina, pois nem sempre esse pensamento é declarado às pessoas próximas, seja por medo de não ser compreendido ou por receio dos julgamentos.
Ele aparece com mais frequência entre pessoas com algum tipo doença mental, em especial a depressão.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde sobre o assunto também preocupam.
As estatísticas da saúde pública apontam que a maioria dos casos suicídios envolve jovens de 15 a 29 anos. É a terceira maior causa de morte nesta faixa etária em Mato Grosso entre os homens e a sétima entre as mulheres.
Segundo a Técnica da Secretaria de Saúde, Tânia Maria do Rosário, o problema pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero, mas pode ser prevenido.
“O suicídio é um problema social complexo e não existe uma única causa. Pode estar ligado ao alcoolismo, à violência sexual, à internet, e muitas outras conjunturas”, destaca Tânia Maria.
O CVV, Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
O telefone do CVV é o 188.