Solenidade em Rondonópolis marca o início das obras da primeira ferrovia estadual do Brasil.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
As obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, que levará os trilhos de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá, começam nesta segunda-feira.
A Ferrovia de Integração de Mato Grosso é a primeira ferrovia estadual do Brasil.
O governador Mauro Mendes, representantes da Rumo S.A e outras autoridades participam da cerimônia que marca o início das obras em Rondonópolis.
Serão construídos 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, ligando Rondonópolis até Cuiabá e depois outro da capital a Lucas do Rio Verde. com investimentos que podem chegar a 15 bilhões de reais.
Segundo a Rumo S.A., serão investidos na obra entre 14 e 15 bilhões de reais, dos quais cerca de quatro bilhões e meio de reais serão injetados para levar 220 quilômetros de trilhos de Rondonópolis até Campo Verde.
A previsão é que o terminal em Campo Verde comece a operar em 2026.
A ferrovia estadual passará por 16 municípios e deverá gerar 100 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.
Segundo a Rumo Logística, serão construídas 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores, aproximadamente dois quilômetros de túneis, além de um total de 108 mil toneladas de trilhos.
Recentemente a ANTT, Agência Nacional dos Transportes Terrestres, e o Ministério da Infraestrutura concederam a Rumo S.A. a autorização para a construção de aproximadamente 750 quilômetros de trilhos entre dois traçados: Santa Rita do Trivelato e Sinop e entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira.
Segundo a empresa, os dois projetos estão em fase embrionária e não há previsão de quando as obras vão começar.