Site auxilia pessoas com transtornos mentais causados pelo covid-19

Áudio

Por Daniela Loguinho - Rádio Nacional* - Brasília

O enfrentamento da pandemai causada pelo covid-19 tem gerado impactos na saúde mental da população. Para ajudar as pessoas que estão procurando serviços públicos de saúde mental em todo o território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimentos gratuitos ou voluntários, o site Mapa Saúde Mental disponibiliza informações e os contatos de atendimentos especializados.  

A psicóloga Karen Scavacini, responsável pela página, explica que o público geral,  o site Mapa Saúde Mental disponibiliza informações e os contatos de atendimentos especializados.profissionais de saúde ou grupos específicos podem encontrar no site informações sobre atendimentos online ou presencial para fazer o contato direto com a instituição escolhida e um guia de funcionamento de cada atendimento.Em 11 meses de funcionamento, o Site Mapa Saúde Mental já teve mais de 332 mil acessos.  

O servidor público Fagundes Nogueira Proença, morador de Brasília, conta que as mudanças que vieram com a pandemia o levaram a retomar o acompanhamento terapêutico com um psicólogo. Para ele, a ajuda profissional tem sido essencial para enfrentar essa nova realidade.

Efeitos da pandemia

De acordo com o site do Ministério da Saúde, entre as causas do aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia estão experiências associadas à infecção ou morte de pessoas próximas por covid-19, o estresse provocado pela mudança na rotina devido ao distanciamento social ou ainda pelas consequências econômicas, na rotina de trabalho ou nas relações afetivas. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que durante o ano passado foram realizados mais de 232 milhões e 700 mil atendimentos por transtornos mentais e comportamentais em todo o país. Os dados foram registrados nos sistemas hospitalares, ambulatoriais e da atenção básica do Sistema Único de Saúde. 

*Produção de Michelle Moreira

Edição: Jéssica Gonçalves / L Pedrosa

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.