Sistema Famato e Indea-MT orientam técnicos de campo sobre atualização do estoque de rebanhos.mp3 |
Foto da manchete: Famato
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A partir desta semana a emissão da GTA, Guia de Trânsito Animal, será realizada mediante comunicação cadastral do estoque de rebanho.
A informação foi repassada na Live “Atualização do Estoque de Rebanho e Brucelose Bovina” para cerca de 200 técnicos de campo credenciados à Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso.
A Live foi realizada por representantes da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, e Senar.
De acordo com o médico veterinário e analista de pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, a vigilância sanitária é de responsabilidade de todos os entes envolvidos.
Carvalho lembrou que se a sanidade do estado vai bem, quem ganha é o produtor rural que poderá acessar mais mercados.
Até o dia 31 de maio, o Indea estará em uma campanha de atualização do estoque.
A partir de junho, as propriedades que não tiverem feito a comunicação serão consideradas inadimplentes, com risco de impedimento de movimentação de animal e ocorrência de multas.
Os produtores rurais devem ir presencialmente na unidade do Indea ou fazer a atualização via site do Indea, no módulo do produtor.
Segundo o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Néspoli, é preciso conhecer o estoque dos rebanhos de Mato Grosso para tomar decisões certas em relação à defesa sanitária.
Ele explicou ainda que o objetivo é atualizar 100% o estoque de rebanhos, porque o planejamento do Instituto está alicerçado neste cadastro.