Sinop e Várzea Grande serão contempladas com maternidades construídas com recursos do Novo PAC

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Com investimento de mais de quatro bilhões de reais do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, o Ministério da Saúde vai construir 36 novas maternidades em 21 estados.

Em Mato Grosso, os municípios de Sinop e Várzea Grande serão contemplados com uma maternidade cada.

As maternidades serão construídas, prioritariamente, em macrorregiões de saúde com maiores índices de mortalidade materna e com necessidade de leitos.

As unidades de saúde são de média e alta complexidade que vão prestar assistência à gestante, puérpera e ao recém-nascido. 

As maternidades serão divididas em porte 1, com capacidade para até 100 leitos; e porte 2, com capacidade para até 150 leitos. 

Cada maternidade terá um centro de parto normal, ala de suítes de pré-parto, parto e pós-parto, centro cirúrgico e obstétrico, UTIs neonatal e materna, além de diagnóstico por imagem com radiologia, tomografia, ultrassonografia, entre outros serviços.

O objetivo do Ministério da Saúde é priorizar o atendimento humanizado e a privacidade da mulher, desde as gestantes de risco habitual até as de alto risco e, principalmente, as que necessitam de um cuidado maior, como as vítimas de violência.