Show Safra entrega prêmio de O Semeado ao ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Vinícius Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
O ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli recebeu o prêmio de "O Semeador", comenda que é entregue pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde para personalidades que ajudaram a plantar boas ações para o desenvolvimento de Mato Grosso.
Emocionado, Paolinelli, disse que estava até constrangido, porque na opinião dele, quem deveria ser homenageado seriam os produtores rurais.
A cerimônia de premiação aconteceu durante o Show Safra 2023, na noite de terça-feira, e contou a presença do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, deputados federais e estaduais, toda diretoria da feira, convidados e a imprensa.
Entusiasta do potencial do Cerrado para a produção agropecuária, Paolinelli sempre pontuou que sem comida não há paz, e nem desenvolvimento social e econômico.
No pronunciamento, o ex-ministro lembrou que caminhou em Mato Grosso quando não tinha nada, não se via uma estrada. Ele reforçou que hoje fica até arrepiado, porque a região tem o que o mundo precisa, e o mundo precisa do Brasil, e o Brasil vai ser o grande sustentáculo para evitar a fome e a miséria.
Paolinelli destacou ainda que a agricultura tropical desenvolvida em Mato Grosso é imbatível e pode garantir a segurança alimentar que o mundo não tem.
Para o Presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, o sucesso da agricultura neste Cerrado do Centro-Oeste brasileiro deve muito às pesquisas, ao empenho e ao entusiasmo de Alysson Paolinelli.
Incentivador da pesquisa, da ciência e da tecnologia, Alysson Paolinelli foi Ministro da Agricultura, entre tantos outros cargos e postos de destaque que ocupou.
Teve ainda, a indicação ao prêmio Nobel da Paz em 2021, por sua contribuição à produção mundial de alimentos, que se traduz em segurança alimentar.