| Sesp apresenta planejamento para reduzir violência doméstica e feminicídios em MT.mp3 |
Foto da manchete: JL Siqueira | ALMT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Sesp, Secretaria de Estado de Segurança Pública apresentou o Plano Estratégico para redução dos casos de violência doméstica e feminicídios pelos próximos 10 anos em Mato Grosso.
O programa foi elaborado pela Câmara Temática de Defesa da Mulher, do Gabinete de Gestão Integrada, e conta com oito metas que devem ser implementadas até 2030 em Mato Grosso.
Para elaboração do plano, a Câmara Temática considerou os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontou que os casos de feminicídios aumentaram em 62% em um comparativo com os dados do primeiro semestre de 2020 e 2019.
Conforme o estudo, o número de crimes cresceu de 19 para trinta e duas vítimas de violência no período comparado.
Diante desse cenário, a Câmara Temática identificou os principais obstáculos que dificultam o acesso das mulheres aos serviços de defesa para a melhoria dos serviços prestados.
A falta de informação das vítimas sobre a violência doméstica é um deles, por isso, o primeiro plano é ampliar as campanhas contra a violência doméstica e se aproximar ainda mais da mulher.
A segunda meta está relacionada à implantação das redes de apoio à mulher no interior do estado e que prevê a criação de ao menos uma Câmara Temática de Defesa da Mulher nas sedes das Regiões Integradas de Segurança Pública a cada dois anos até 2030.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, acredita que ampliando a rede de apoio à mulher será possível fortalecer o apoio a elas e se aproximar ainda mais das vítimas.
Ele afirmou que ainda existem muitos casos que ficam no silêncio e a mulher precisa se empoderar do seu direito para que a Segurança Pública possa se aproximar, ajudar e trazê-las para a proteção do Estado.