SES implanta plataforma de saúde digital em tribos indígenas de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, está implantando uma plataforma de saúde digital nas tribos indígenas dos povos Karajá, Xingu e Xavante de Mato Grosso.

A missão começou nesta segunda-feira e segue até o dia 22 de junho, com início e encerramento no município de Barra do Garças.

Composta por representantes da União, do Estado e dos municípios envolvidos, a ação vai possibilitar o treinamento de equipes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Araguaia, Xingu e Xavante para uso da plataforma de Saúde Digital.

Esses três Distritos atendem a uma população de quase 39 mil indígenas, que está dividida entre 514 aldeias.

A plataforma de Saúde Digital oferece, entre outros serviços, teleconsultas e telediagnósticos acompanhados por médicos generalistas e especialistas.

Por meio de um laptop ou tablet e uma antena portátil para conexão de internet via satélite, os agentes locais de saúde vão até os pacientes nas tribos indígenas.

Além de agilizar o atendimento à população, o Ambulatório Virtual reduz custos operacionais e dá mais conforto ao paciente, pois diminui as longas viagens para procurar um centro médico.