Servidores estaduais vão continuar recebendo os salários parcelados pelo menos até julho.mp3 |
Os salários dos servidores públicos estaduais continuarão sendo pagos em três parcelas pelo menos até o mês de julho, segundo o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo.
Desde que assumiu a chefia do executivo, o governador Mauro Mendes vem se utilizado do sistema de escalonamento para quitar a folha salarial, em razão das dificuldades no fluxo de caixa do Estado.
A quitação da folha de forma escalonada no mês de abril já está confirmada. E em breve a Sefaz divulgará as três datas de pagamento dos servidores.
“Esperamos, no segundo semestre, voltar a pagar no dia 10, subsequente ao mês trabalhado. Nosso esforço é nesse sentido”, garantiu o secretário.
Segundo a equipe econômica do Governo, uma das dificuldades do pagamento total da folha no dia 10 é a ausência de transferências da União a Mato Grosso.
A situação das contas do Estado complicou ainda mais porque o Governo Federal não repassou a Mato Grosso cerca de 400 milhões reais relativos ao Fundo de Auxílio à Exportação.
O dinheiro do FEX é uma compensação que a União dá aos Estados exportadores que isentam os produtos primários do pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS.
Além disso, segundo Gallo, não há, pelo menos por enquanto, nenhuma previsão de entrada de recursos novos no caixa do Estado.