| 06 CACHÊS MILIONÁRIOS. Max cobra bom senso no uso de emendas para shows em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Secom ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, do Podemos, defendeu a destinação de emendas parlamentares para a realização de shows e festas populares nos municípios, mas ressaltou que os investimentos precisam ser feitos com planejamento e responsabilidade para evitar desperdício de dinheiro público.
Para o parlamentar, a cultura e o lazer são importantes para a qualidade de vida da população, mas não podem estar dissociados da realidade financeira das administrações municipais, diante dos questionamentos sobre os elevados cachês pagos a artistas nacionais em apresentações financiadas com recursos públicos.
Max destacou que as festas populares vão além do entretenimento, pois movimentam a economia local, estimulam o comércio e oferecem oportunidades de lazer, especialmente para famílias que não possuem condições financeiras de frequentar grandes eventos particulares.
Max destacou ainda que o acesso à cultura deve ser considerado parte das políticas voltadas ao bem-estar da população.
O presidente da AL destacou ainda que eventos gratuitos também representam uma oportunidade para moradores de menor poder aquisitivo assistirem a apresentações que dificilmente conseguiriam pagar.
Apesar de defender a importância social das festividades, o deputado reconheceu a necessidade de avaliar os custos e os benefícios dos investimentos.
Além dos cachês artísticos, a realização de grandes eventos pode envolver gastos com estrutura de palco, iluminação, sonorização, segurança, transporte e serviços de apoio, elevando o custo total das festividades.
Por outro lado, apresentações de grande público também podem estimular a atividade econômica nos municípios, beneficiando comerciantes, ambulantes, restaurantes, hotéis e prestadores de serviços.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima