Senar-MT e Sindicatos Rurais começam a preparar cursos de qualificação profissional para 2022.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Produtores rurais que já estão planejando cursos para 2022 ainda podem procurar o Sindicato Rural de seu município e solicitar a demanda das turmas.
A meta é realizar 10 mil treinamentos no próximo ano. Este é o momento do produtor rural entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município para saber quais são as ofertas e também solicitar os cursos que achar necessário para capacitar seus colaboradores.
"É hora de pensar, conversar com os vizinhos e com os produtores rurais de sua região para juntos decidirem o que será necessário para manter o time atualizado no próximo ano", destaca o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o Chico da Paulicéia.
Após conversarem com os parceiros, cada um dos 93 Sindicatos Rurais de Mato Grosso deve encaminhar a esta lista de solicitações para o Senar a fim de que tudo seja devidamente planejado para o próximo ano.
O Senar Mato Grosso tem quatro frentes de trabalho: Formação Profissional Rural, Promoção Social, Assistência Técnica e Gerencial e Educação Formal.
A instituição também conta com dois Centros de Treinamentos, um localizado em Sorriso e outro em Campo Novo do Parecis.
A ideia é colocar em funcionamento mais sete. Há ainda 43 Núcleos Avançados de Capacitação. Estes ambientes são construídos ou adequados junto aos Sindicatos Rurais.
Já a Faculdade da CNA, instituição da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, oferece cursos de Gestão de Recursos Humanos; Gestão Ambiental; Gestão em Agronegócio e Tecnologia em Processos Gerenciais. A duração varia entre dois e três anos, a depender do curso escolhido.
Em Mato Grosso, além de Cuiabá, a Faculdade CNA tem polos nos municípios de Barra do Garças, Nova Mutum, Tangará da Serra e Rondonópolis.