Senai vai promover consultorias e cursos profissionalizantes para 133 micro e pequenas empresas mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: CNI

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Lançado em novembro de 2023, o Programa Novo Brasil Mais Produtivo foi reestruturado e tem como objetivo elevar a produtividade e promover a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas brasileiras, assim como apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias em todo o país.

O Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal, será responsável por promover consultorias e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta e eficiência energética para 133 micro e pequenas empresas em Mato Grosso, por meio do Instituto Senai de Tecnologia.

Com o apoio dos 37 sindicatos industriais do estado, o Senai MT e a Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, estão promovendo o engajamento de empresas que podem participar do programa, que será oferecido gratuitamente.

 São consideradas microempresas aquelas com faturamento anual de até R$ 360 mil reais; e pequenas com faturamento entre 360 mil até quatro milhões e 800 mil reais.  

A consultoria abordará a manufatura enxuta, onde serão tratados pontos como priorização, mapeamento de processos e adoção de ferramentas específicas para reduzir desperdícios e aumentar a produtividade da empresa.

Além disso, o Instituto pretende implementar o mapeamento energético, que inclui a análise do histórico de consumo dos principais usos finais na indústria, com o objetivo de otimizar os insumos energéticos.