| Senai de Várzea Grande e Rondonópolis vão consertar respiradores mecânicos usados no tratamento de doentes da covid-19.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
As unidades do Senai de Várzea Grande e Rondonópolis integram a rede nacional de manutenção de respiradores mecânicos, equipamentos essenciais para o tratamento de doentes graves da covid-19.
Mato Grosso é o único Estado da federação que vai contar com dois pontos da instituição para reparar os aparelhos de hospitais públicos e particulares.
As unidades do Senai de Mato Grosso têm expertise e laboratório estruturado nas áreas de eletroeletrônica e mecânica.
Além de dispor de impressora 3D que poderá ser utilizada para fabricar peças e componentes específicos para reposição, caso necessário.
De acordo com a Associação Catarinense de Medicina, mais de três mil e 600 respiradores não estão funcionando no Brasil porque precisam passar por manutenção ou porque já foram descartados. Cada um deles poderia atender até dez pessoas.
“São várias iniciativas que o Senai está inserido, e este é o momento de unir forças e buscar alternativas para reduzir as consequências e o avanço da covid-19 sobre à população. Nossas unidades do Senai entram nessa corrente de solidariedade para ajudar a salvar vidas”, afirmou a diretora regional do Senai Mato Grosso e superintendente do Sesi, Lélia Brun.
Técnicos do Senai Mato Grosso receberam treinamento do governo federal e tiveram acesso ao banco de dados com todos os modelos de respiradores disponíveis.
Os equipamentos para reparos serão recebidos pelas unidades do Senai de Várzea Grande e Rondonópolis seguindo os protocolos rígidos de saúde e segurança.
As unidades de saúde de Mato Grosso que tem respiradores para consertar precisam entrar em contato com o Senai de Várzea Grande, ligando para (65) 3688-1230, ou para o Senai de Rondonópolis, no telefone (66) 2101-5002.