Senado fará sessão especial em homenagem a Mulher Negra reverenciando Tereza de Benguela

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra serão celebrados em sessão especial do Senado, nesta quinta-feira, oito de agosto.   

A homenagem foi proposta pela senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte.

As duas datas são celebradas, anualmente, em 25 de julho. 

Símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização, Tereza de Benguela, ou ‘‘Rainha Tereza”, viveu no século 18 e assumiu a liderança do quilombo chefiado pelo companheiro, José Piolho, depois que ele foi assassinado, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso.

Tereza apoiou a luta da comunidade negra e indígena contra a escravidão por duas décadas. 

O dia 25 de julho foi instituído como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra por lei em 2014.

Já o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela ONU, Organização das Nações Unidas, em 1992. 

Zenaide Maia aponta no requerimento que a sessão será uma oportunidade para promover o reconhecimento oficial e a valorização da luta das mulheres negras.

A iniciativa, ainda de acordo com Zenaide, vai possibilitar a articulação de ações conjuntas e a implementação de políticas públicas efetivas entre o Ministério da Igualdade Racial e o Senado Federal, visando a inclusão e o fortalecimento das populações negras e de outras minorias étnico raciais.