| 01 Seminário promovido pela Embrapa vai debater sustentabilidade na cadeia produtiva da soja.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação Embrapa
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, promove, nos dias 19 e 20 de setembro, em Londrina, no Paraná, o 5° Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja.
O foco deste ano será a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja.
O evento deve reunir um público diversificado, incluindo pesquisadores, técnicos, representantes governamentais, especialistas e membros da indústria e do setor agrícola.
O pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Álvares de Oliveira, explicou que o seminário visa debater questões cruciais que afetam a competitividade da cadeia da soja, abrangendo desde a qualidade do grão até a produção de farelo, óleo e biocombustíveis, bem como as preocupações relacionadas à sustentabilidade, tecnologia, regulamentações e processos produtivos.
A programação técnica do evento se concentrará em tópicos prioritários, incluindo agricultura de baixo carbono, a nova legislação da União Europeia voltada para o combate ao desmatamento, bioinsumos, agricultura digital e o impacto da qualidade do grão de soja como matéria-prima para a indústria.
Com a soja sendo a cultura com a maior área cultivada no país, aproximadamente 44 milhões de hectares, e projeções que apontam para uma produção superior a 156 milhões de toneladas na safra atual, o Brasil continua liderando o mercado global de soja.
Neste ano, as receitas com exportações do complexo soja podem ultrapassar 67 bilhões de dólares, consolidando ainda mais a importância dessa commodity para a economia agrícola do país e sua presença internacional no mercado agrícola.
O Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja vai proporcionar um espaço valioso para discussões estratégicas que contribuirão para o contínuo sucesso brasileiro no mercado global de soja.