| Sema toma apresenta medidas para enfrentar escassez de água na bacia do rio Paraguai.mp3 |
Foto da manchete:
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, vai encaminhar ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos uma proposta de resolução com medidas adicionais para o enfrentamento da situação crítica de escassez dos recursos hídricos na região hidrográfica do Paraguai.
O documento tem vigência até 31 de outubro, quando termina o período de seca na região, e impõe uma série de condições especiais para o uso da água em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Para minimizar o impacto da escassez de água, a Sema propõe que as solicitações de outorga que tenham como objetivo o abastecimento humano e para matar a sede de animais, sejam priorizadas para análise nos municípios atingidos pela crise hídrica,
O nível d’água do rio Paraguai, em abril de deste ano, atingiu o pior nível histórico observado em algumas estações de monitoramento ao longo de sua calha principal.
A situação desfavorável pode resultar em impactos no uso da água, sobretudo em captações para abastecimento de água, especialmente em Cuiabá e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
A crise hídrica pode dificultar ainda e até inviabilizar a navegação, reduzir o potencial do aproveitamento hidrelétrico e comprometer atividades de pesca, turismo e lazer.